sexta-feira, 2 de março de 2012

Perdão

        Como Jesus mesmo deu o exemplo, perdoem, mas perdoem mesmo sem esperar nada em troca, e principalmente o mais difícil(e mais meritório automaticamente), perdoem os inimigos.
        Não existe algo mais jubiloso do que perdoar a quem te fez o mal, porque é nessa atitude que você mostra a sua evolução espiritual em relação ao seu inimigo, pois você não revidou, o que te rebaixaria ao mesmo patamar do inimigo. Aonde estaria o seu mérito se você agredir quem te agrediu? Você só está fazendo o mesmo que ele, e pior, estava sendo testado a sua paciência e a resignação à Deus, e você teria falhado. Mas ninguém é perfeito, eu mesmo sei o quanto é difícil perdoar a quem te fez mal, ainda nos deixamos levar pelo o nosso instinto de sobrevivência, em que sobrevive o mais forte, aonde para você ser forte, você não pode tolerar ser rebaixado e humilhado, por isso partimos diretamente para revidar a injúria sofrida.
        O perdão é uma atitude que só te trará felicidade. Quando se perdoa de verdade, você expulsa logo todo e qualquer tipo de ódio do seu ser, evitando assim maus pensamentos que podem te trazer muitos problemas, sendo até doenças. Mas o perdão verdadeiro não é você virar amigo do seu inimigo, por que não se pode sentir a mesma estima ao inimigo como se tem a um amigo, isso só é possível em um longo prazo. O perdão verdadeiro é você deixar de sentir ódio do inimigo, é desejar o bem no lugar de desejar o mau. Assim você faz um bem para si mesmo (como já foi dito) e para ele, por que você emana energias positivas para seu inimigo, fazendo aos poucos com que ele se entregue e te perdoe também. Mas tudo isso é um processo longo e doloroso, que exige muito de si mesmo, mas a recompensa é indescritível de tão boa é a sensação que você sente.
         Para isso você deve sacrificar o seu ego, a sua vaidade o seu orgulho e começar a enxergar a todos como irmãos, em perceber que todos estamos aqui para evoluir, e que a maldade que abita o coração de nós seres humanos é passageira, que um dia todos irão entender o verdadeiro bem, e assim seguiremos todos juntos na evolução espiritual.

Eduardo Assis.

Ps: Algumas falas foram inspiradas no Evanglho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardek.

Nenhum comentário:

Postar um comentário